Vita Habil - Soluções em Reabilitação

Público Alvo

Existe uma gama enorme de afecções que se beneficiam do atendimento à domicílio, no entanto podemos agrupá-las em alguns grandes grupos, que formam a imensa maioria dos atendimentos de Terapia Ocupacional à domicílio:

Neurologia adulto
O acometimento funcional por doenças como o AVE (derrame), Parkinson, Trauma Crânio Encefálico (TCE), Esclerose Múltipla, Lesão Medular e Distrofias Neuromusculares causam prejuízos motores, perceptuais, sensoriais, cognitivos e emocionais e por isso são alvo de intervenção do terapeuta ocupacional.

Neurologia infantil
Atrasos no desenvolvimento, transtorno da coordenação motora e da aprendizagem, disfunção visual, paralisia cerebral, mielomeningocele, lesão medular e doenças neuromusculares fazem parte das patologias neurológicas atendidas por nossa equipe.

O tratamento baseia-se no fazer ocupacional principal da criança: brincar para interagir e aprender. Nosso objetivo é estimular o desenvolvimento neuropsicomotor para que a criança desenvolva seu repertório motor, sensorial, cognitivo, social e emocional.

As terapeutas ocupacionais podem utilizar-se do inventário de avaliação pediátrica de incapacidade (PEDI) para identificar habilidades funcionais referente ao autocuidado, mobilidade e função social possibilitando traçar metas específicas e individualizadas para cada criança.

Gerontologia
A atuação da terapia ocupacional gerontológica enfatiza seu tratamento em necessidades causadas por acometimento motor (diminuição de força e resistência próprias da idade ou associadas a alguma patologia), cognitivo (declínio da atenção e memória próprio da idade ou associado a alguma patologia) e emocionais, que levam à uma rotina ociosa e com pouco sentido para o paciente.

Este tipo de intervenção necessita de uma criteriosa análise das atividades exercidas pelo idoso e de prescrições de atividades terapêuticas que favorecem o processo de adaptação ao envelhecimento.

O objetivo desta intervenção é promover o envelhecimento sadio, prevenir ou amenizar estados de dependência funcional, visando sempre o bem estar, a produtividade e a valorização do idoso.

Terapia de Mão
Fraturas, lesões tendinosas, lesões nervosas e luxações, entre outros distúrbios osteomioarticulares na mão causam prejuízos na independência e diminuição da participação no cotidiano e, em determinados casos, afastamento trabalho.

A terapia de mão dedica-se à melhora da funcionalidade através de controle da dor, fortalecimentos musculares específicos, ganhos de amplitude de movimento, estimulação da sensibilidade e treino funcional da mão.

Esta modalidade terapêutica é sempre feita em parceria e em perfeita sincronia com o médico cirurgião para que a recuperação da mão seja feita em tempo mais hábil.